segunda-feira, 2 de maio de 2011

O que você deve fazer quando suspeitar que está com dengue

Procurar um Serviço de Saúde logo no começo das manifestações. Diversas doenças são muito parecidas com a dengue e tem outro tipo de tratamento.

Informar ao médico se estiver em uso de qualquer remédio. Alguns medicamentos utilizados no tratamento de outras doenças (Marevan®, Ticlid® etc.) podem aumentar o risco de sangramentos.

O tratamento é feito com hidratação. Beber bastante líquido, evitando-se as bebidas com cafeína (café, chá preto). Não é preciso fazer nenhuma dieta.

Os medicamentos não alteram a evolução da doença e são empregados apenas para atenuar as manifestações da doença (dor, febre).

Não tomar remédios por conta própria. Todos os medicamentos podem ter efeitos colaterais e alguns podem até piorar a doença.

Não tomar nenhum remédio para dor ou para febre que contenha ácido acetil-salicílico (AAS®, Aspirina®, Melhoral® etc.) - que pode aumentar o risco de sangramento.

Os antiinflamatórios (Voltaren®, Profenid® etc.) também não devem ser utilizados como antitérmicos pelo risco de efeitos colaterais, como hemorragia digestiva e reações alérgicas.

Os remédios que contém dipirona (Novalgina®, Dorflex®, Anador® etc.) devem ser evitados sem prescrição médica, pois podem diminuir a pressão ou, às vezes, causar manchas de pele parecidas com as do dengue.

O paracetamol (Dôrico®, Tylenol® etc.), mais utilizado para tratar a dor e a febre no dengue, deve ser tomado rigorosamente nas doses e no intervalo prescritos pelo médico, uma vez que em doses muito altas pode causar lesão hepática.
Por Adler

Nenhum comentário:

Postar um comentário